segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

OLEAGINOSAS

Sinal verde para as nozes e outras "castanhas". Presença obrigatória nas ceias de fim de ano, elas assumem papel importante nas dietas de emagrecimento por Fernanda Bosnich.
Pequenas, essas frutinhas são essenciais nas tradicionais mesas das festas de Natal e Ano-Novo. Além de decorar os pratos, as também chamadas “amêndoas” estão sendo progressivamente valorizadas por agregar saúde à sua alimentação. Entre as mais conhecidas e consumidas no Brasil estão: castanha-do-pará, noz, amêndoa, castanha de caju e avelã.
Como o próprio nome revela, o fruto oleaginoso possui abundância de óleo, e, apesar de ser pequeno, suas características são bastante expressivas: é saudável, nutritivo... e um tanto calórico! Porém, os especialistas garantem que o consumo moderado não só é permitido, como indicado.
NOZ: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas
AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras e ferro, além de conter mais cálcio que o leite
AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras e cobre
CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, aumenta os níveis de HDL (bom colesterol)
CASTANHA-DO-PARÁ: fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.
DAMASCOS: Excelentes para todos os problemas de pele e respiratórias•Úteis no tratamento do cancro•Os damascos secos são bons na prisão de ventre, hipertensão, anemia e retenção de líquidos •Devem ser consumidos maduros e crus ou secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário